terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estágio Associação Guajiru/Projeto Tartarugas Urbanas - João Pessoa/PB

No mês de fevereiro de 2010 visitei a capital paraibana João Pessoa e então tive a oportunidade de conhecer o projeto Tartarugas Urbanas, o qual me causou admiração pelo trabalho realizado na praia de Intermares, principalmente por esta estar localizada dentro do perímetro urbano da Grande João Pessoa, com presença de fatores que ameaçam a biodiversidade como a destruição do habitat pela especulação imobiliária e projetos urbanísticos, grande visitação pública e acúmulo de resíduos sólidos.
Agora tenho a oportunidade de participar deste projeto, que para mim significa atuar com as áreas da biologia que mais me identifico e acredito como fundamental e transformador, que são o manejo, a educação ambiental e o planejamento através da gestão costeira integrada e compartilhada.
Em minha opinião, estratégias de conservação in-situ são essenciais para a manutenção da biodiversidade e quero colaborar para que as dificuldades sejam enfrentadas, como: manter áreas protegidas, recuperar áreas degradadas, proteger a espécie de predadores e assegurar a reprodução.
As ações que priorizem mobilização e conscientização da população na conservação ambiental são fundamentais para ter sucesso com a prática de manejo, portanto me interesso em participar em ações de educação ambiental pela certeza do poder transformador dessa prática.
Toda ação proposta deve ser bem planejada, portanto a gestão costeira integrada entre os diversos setores e compartilhada com todos os envolvidos é muito importante para que os objetivos finais sejam cumpridos com excelência.
Há também o desafio pessoal de passar um tempo em outra cidade, com outra cultura e clima, além de ficar longe de casa e sair da zona de extremo conforto. Mas, aposto que será incrível e voltarei outra de lá.
Enfim...bye São Paulo... e João Pessoa, lá vou eeeuuuu!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário