quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Répteis

A demoninação Reptila vem do latim reptum que significa rastejar, referindo-se ao modo de locomoção desses animais.
Os répteis foram os primeiros vertebrados a colonizarem os locais secos no ambiente terrestre, isso se deve a uma série de adaptações evolutivas, como: ovo amniótico com casca resitente a perda d'água, respiração pulmonar, órgão copulador que transfere os espermatozóides diretamente para o aparelho reprodutor da fêmea,  pele seca e não mucosa com escamas ou escudos com a função de aumentar a proteção ao atrito e perda d´ água, esqueleto ósseo e musculatura bem desenvolvida em relação aos anfíbios.
O tamanho desses animais são altamente variáveis como as lagartixas de poucos centímetros aos gigantes dinossauros de mais de 24 m.
Estes animais possuem temperatura corporal variável (ectotérmicos), ou seja não conseguem, como as aves e mamíferos, manter sua temperatura corpórea constante e sim é variável conforme o meio ambiente. Por isso, apesar de existirem em todos os principais habitats, são comuns em regiões áridas e semi-áridas, além disso quem nunca observou répteis expostos ao sol? Isso geralmente acontece após se alimentarem, pois há um aumento da temperatura corpórea que promove aceleração do metabolismo.


 Cobra no sol encontrada numa trilha no município de Campina do Monte Alegre/SP


As Ordens mais conhecidas da Classe Reptila são Squamata (largatos e cobras), Chelonia ou Testudine (tartarugas e jabutis), Crocodilia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara da Nova Zelândia).
A maioria dos répteis habitam regiões tropicais e subtropicais, via de regra tartarugas e cobras são mais comuns em regiões úmidas, largatos em territórios áridos, crodilianos nos brejos ou rios. Largatos e cobras são a maioria terrestres, mas algumas sobem em rochas e árvores a procura de alimentos e algumas serpentes tropicais são predominantemente arbícolas. Tartarugas vivem perto ou dentro d'água e jabutis são exclusivamente de regiões secas.
A maioria dos répteis são carnívoros, mas jabutis , algumas tartarugas e poucos largatos alimentam-se de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário