sábado, 3 de março de 2012

Tartarugas- Marinhas e a Praia do Bessa - litoral de João Pessoa/PB.

     Praia Bessa II - Jardim Oceânia - João Pessoa/PB - Foto: Mariana Paz

     Uma das belas praias urbanas de João Pessoa/PB se chama Bessa, lugar de divina beleza, mar verdinho e muito ocupada por moradores locais e turistas. Corresponde a uma importante área de desova de tartaruga-de-pente, um animal encontrado na lista de espécies ameaçadas, agrupado em EN, ou seja, em perigo de extinção.
     Essa praia é grande, com cerca de 5 Km de extensão e por isso dividimo-as em Bessa I e II e vive hoje um paradoxo rumo a conservação ambiental:
    -  O Bessa I é o trecho localizado na divisa entre João Pessoa e Cabedelo, possui intensa urbanização, é dotado de residências, via asfaltada, calçadão e iluminação. Há um trecho de vegetação de restinga, crucial para a desova dessa e de outras espécies de tartarugas-marinhas. 
     Recentemente, os bares que estavam localizados dentro da praia, foram desapropriados e retirados dos seus locais, por estarem localizados dentro da Área de Preservação Ambiental (APA), uma vitória em prol a conservação deste habitat, mas esta ação, até o momento não foi acompanhada de recuperação desse ambiente danificado e sem marcações de limites de circulação para orientar os usuários da praia, portanto, esses pisoteiam a vegetação.
     Os ninhos das tartarugas-marinhas ficam a salvo devido ao trabalho da ONG Associação Guajiru, citada outras vezes neste blog, porém a vegetação, não é apenas um mato feio que incomoda e atrapalha a passagem, como pensam muitos, e sim faz parte do equilíbrio deste ambiente, é a casa e a fonte de alimentação de inúmeras espécies, além de evitar a erosão da praia.
     - O Bessa II, que faz divisa ao sul com a praia de Manaíra, é constituída por mansões em sua orla, construídas diretamente sobre a areia, há muitos muros de arrimos, mas ainda sim é uma das mais importantes áreas de desova.
      Esse trecho, além de ser judiado, ainda sofre ameaça de ser seriamente danificado, por uma obra de urbanização que promete construção de via asfaltada e calçadão sobre o trecho de areia existente, ou seja, destruição completa dos fatores ambientais que ainda permitem que haja desova de tartarugas-marinhas nesta praia.
      Tartarugas-marinhas possuem fidelidade reprodutiva, ou seja, fazem ninhos na praia onde nasceram, este tipo de impacto negativo pode causar extinção regional deste animal, por causa de um projeto que só vem a favorecer a classe média-alta que vive por ali.
      Desde 2003 a Associação Guajiru junto com a APAN - Associação Paraibana de Amigos da Natureza, movem ação junto ao Ministério Público contra essa obra e se você for contra essa obra poderá colaborar assinando e compartilhando a petição on-line.
      Uma ação positiva pode perder seu valor se não for devidamente aplicada, com chances de piorar a situação inicial, portanto a prefeitura municipal de João Pessoa pode repensar suas ações e focar em obras que reflitam beneficamente na vida dos cidadãos, respeitando os limites ambientais e a fauna que depende deste habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário